SERVIÇOS SECTRONIC
Sistema de alarme contra incêndio
Conheça nossas principais soluções em sistema de alarme contra incêndio
Um sistema de alarme contra incêndio é obrigatório em diversos tipos de estabelecimento, conforme determinação do Corpo de Bombeiros. Esse sistema pode contar com 6 equipamentos: uma central de alarme, uma botoeira, um detector de fumaça, um detector de gás, um detector de temperatura e uma sirene de áudio (ou audiovisual). Ter um sistema de alarme de incêndio oferece maior segurança, possibilitando que o fogo seja percebido antes de se alastrar pelo ambiente inteiro.
DETECTOR DE FUMAÇA ENDEREÇÁVEL
O detector de fumaça endereçável é ativado quando há uma grande quantidade de fumaça. Imediatamente, ele transmite a informação do começo de um incêndio. O aviso é enviado para um painel de comando de alarme de incêndio, que lança um comunicado visual ou de áudio informando a área exata do fogo.
DETECTOR DE FUMAÇA CONVENCIONAL
O detector de fumaça convencional é um equipamento que faz parte do sistema de alarme contra incêndio. Ele é responsável por identificar qual o ponto de origem do fogo. O dispositivo consegue detectar qual ambiente tem a maior presença de fogo através de um feixe de luz que capta partículas de fumaça.
DETECTOR DE FUMAÇA LINEAR
O detector de fumaça linear é capaz de analisar a presença de fumaça em ambientes abertos, através de um feixe de luz. Esse tipo de detector possui um emissor e um refletor para o feixe de luz. Quando um incêndio se inicia no local, a fumaça interfere na reflexão dessa luz, fazendo o alarme disparar.
DETECTOR de GASES METANO, BUTANO E PROPANO
O detector de gases metano, butano e propano é um equipamento que tem como objetivo identificar a presença desses gases no local, evitando uma possível explosão. Quando o sensor detecta a presença de um gás no ambiente que ameace atingir o LIE (Limite Inferior de Explosividade), ele emite um sinal de alerta. Caso o volume continue aumentando, ele dispara uma sirene que chega até a central de alarme de incêndio.
CENTRAIS DE ALARME DE INCÊNDIO CONVENCIONAIS E ENDEREÇÁVEIS
As centrais de alarme de incêndio são os dispositivos que ficam responsáveis por receberem os sinais enviados pelos detectores de fumaça, para, em seguida, emitirem o alarme. Sempre que um detector de fumaça identifica um foco de incêndio e aciona o alarme, a central recebe a mensagem para conseguir tomar as precauções necessárias rapidamente.
CENTRAL AMPLIFICADORA DE REDE E SIRENE
A central amplificadora de rede e sirene é um equipamento necessário em locais onde há uma grande quantidade e muita distância entre os dispositivos. Esse equipamento tem como principal função manter a tensão da rede estável, além de indicar a presença de eventuais falhas ou defeitos. Todos os sensores ficam conectados na central amplificadora.
CENTRAL DE DESTRAVAMENTO DE PORTA ENERGIZADA
A central de destravamento de porta energizada é o dispositivo responsável por liberar a abertura das portas corta fogo em casos de incêndio. Através de um processo eletromagnético, a central mantém as portas abertas para que as pessoas consigam passar. A porta energizada é liberada automaticamente, assim que se identifica a presença de calor e fumaça advindos do incêndio.
CENTRAL REPETIDORA DE SINAIS
A central repetidora de sinais oferece maior segurança por conseguir supervisionar a rede, os detectores e botoeiras. A função desse dispositivo é levar a informação dos disparos que ocorrem na central principal até os locais de monitoramento desses sinais, como, por exemplo, a portaria e a brigada de incêndio.