A portaria remota, assim como a presencial, cumpre as funções necessárias para um condomínio, como controlar o acesso de veículos, liberar a entrada de visitantes, funcionários e moradores, além de receber encomendas.
A maior diferença entre os dois tipos de portaria, como o próprio nome sugere, é que no caso da portaria remota quem está cuidando de tudo isso não está ali do outro lado da guarita e sim em uma central que não precisa estar nem na mesma região do condomínio.
A portaria remota, entre outras vantagens, promete maior segurança e economia. Ainda assim, a resistência pelo sistema ainda é grande em alguns prédios, principalmente nos que possuem mais moradores idosos ou famílias com crianças. Este grupo de condôminos tende a considerar a presença do porteiro fisicamente no prédio fundamental.
Mas o mercado de portarias remotas está em expansão, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese). Um levantamento divulgado pela entidade aponta que mais de 4 mil condomínios utilizam o serviço oferecido por mais de 600 empresas de portaria remota ativas em todo o país.
Neste artigo, vamos apresentar as principais diferenças entre a portaria remota e a presencial. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, fale conosco. Clique aqui e nos envie uma mensagem.
Portaria remota: conheça todas as vantagens!
A portaria remota, como já antecipamos, representa uma economia significativa para o condomínio. Esta redução pode alcançar até de 60% no valor dos custos fixos do prédio. O que reflete diretamente nas cotas condominiais. Consequentemente, os apartamentos ficam mais valorizados, já que um condomínio de valor reduzido é um atrativo tanto para compra de apartamentos quanto para locação.
A portaria remota também é considerada mais segura. Sua principal característica é o atendimento à distância, por meio de uma central de segurança 24 horas. Ou seja, o prédio está sendo monitorado 24 horas por dia 7 dias por semana. O que o torna bem mais seguro.
Em caso de suspeita de invasão, um alarme sonoro é disparado, alertando os moradores, ao mesmo tempo em que a polícia e as equipes de segurança são acionadas.
As brechas no sistema de segurança também diminuem. A portaria remota obriga que todos cumpram os protocolos de segurança. Ninguém consegue entrar sem autorização. Todos são identificados e registrados automaticamente. Isto possibilita conferir quem acessou o condomínio e em qual dia e horário, sempre que houver necessidade.
Os moradores têm maior participação na responsabilidade pela segurança do condomínio. Com isso, as falhas tendem a ser menores. A depender do sistema da portaria remota, os próprios moradores têm autonomia para liberar o acesso de visitantes, por exemplo, através do envio de QR Code.
Aliás, no geral, os moradores têm maior autonomia com a portaria remota, seja para acessar ou para deixar o condomínio. Isto acontece porque os moradores que ativam os sensores que liberam a entrada ou a saída, por meio de sistemas como acionamento de controle remoto, QR Codes, identificação facial ou digital, por biometria.
Importante lembrar também que manter uma portaria presencial com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias, tem um custo elevado. O gasto com pessoal, neste caso, corresponde, em média, a 60% do custo condominial.
Portaria remota ou presencial: qual a melhor opção para cada condomínio?
Para escolher a melhor portaria para cada condomínio em especial é preciso analisar uma série de fatores como o perfil dos moradores, a quantidade de apartamentos, o custo com funcionários, o valor do serviço e a segurança.
Em um condomínio com poucos apartamentos, por exemplo, a portaria remota pode ser mais vantajosa economicamente por ter um custo menor. Com menos pessoas para dividir o valor dos custos do prédio, ter um custo operacional menor é essencial para a redução dos valores da taxa condominial.
Se o prédio não conta com um bom sistema de segurança, a portaria remota também pode ser um grande diferencial. Já que, ao instalá-la, será possível adequar o prédio ao monitoramento 24 horas.
Prédios onde os moradores buscam mais autonomia também costumam preferir a portaria remota. Já os condomínios que têm muitos moradores que exigem uma atenção especial costumam preferir a portaria presencial.
Uma boa alternativa, nesses casos, é formar um sistema híbrido. A portaria é remota, mas o prédio conta com um funcionário durante o horário comercial para auxiliar os moradores.
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