Reforçar a segurança em escolas e creches é fundamental. Assim como qualquer ambiente com muita circulação de pessoas, os estabelecimentos de ensino também precisam contar com uma proteção extra. Existem várias razões. As principais são a própria segurança do patrimônio institucional e a possibilidade de verificar pessoas suspeitas que ingressem nesse tipo de ambiente. Mas existem fatores emocionais que também pesam nessa avaliação.
Além de escolas e universidade da rede particular, escolas públicas têm adotado o monitoramento para garantir maior segurança de alunos, professores e equipes diretivas. Prefeituras de municípios como Sete Lagoas (MG), Nova Serrana (MG) e São José do Rio Preto (SP) já contam com legislações que permitem a utilização de câmeras.
Em nível nacional está em tramitação o Projeto de Lei 4858/2020. A proposta determina que as escolas públicas e privadas de educação básica mantenham sistema permanente de vigilância eletrônica, durante todo o período escolar. A educação básica engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
As questões de segurança, quando envolvem crianças e adolescentes, têm um impacto ainda maior. O Brasil já registrou duas tragédias em ambientes escolares. Uma ocorreu em Realengo (RJ), em 7 de abril de 2011, quando um ex-aluno invadiu a Escola Municipal Tasso de Silveira e tirou a vida de 12 crianças. A outra ocorreu em Suzano (SP), quando um adolescente e um homem foram até a Escola Estadual Raul Brasil, em 13 de março de 2019, e mataram sete pessoas, sendo cinco alunos e duas funcionárias da escola.
As estatísticas comprovam que quanto maior a proteção, menor a chance de incidentes. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese) indica que 94% dos criminosos desistem de atacar ambientes que contam com sistema de vigilância.
Se você quer conhecer melhor as vantagens de contar com um sistema CFTV para aumentar a segurança em escolas e creches, siga a leitura. E para tirar uma dúvida ou pedir um orçamento, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe.
Segurança em escolas e creches: principais vantagens do monitoramento
A preocupação com a proteção de estudantes é embasada no receio deles mesmos com situações que evidenciem a violência. De acordo com informações do Diagnóstico Participativo da Violência nas Escolas, produzido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), 69,7% dos jovens afirmam terem visto algum tipo de agressão dentro da escola. Reduzir esses dados é uma missão da sociedade.
Além disso, a preocupação com furtos é constante. Afinal, além do patrimônio das instituições, há os pertences dos alunos, professores e funcionários. Uma das poucas estatísticas existentes no país é de um estudo realizado em Sete Lagoas (MG). Houve uma diminuição de 92% dos casos de furto comparando os registros de 2021 e de 2022, quando houve a instalação do sistema de monitoramento.
Além de auxiliar na prevenção de crimes e violência, a utilização do CFTV em escolas e creches disponibiliza aos professores uma ferramenta para controlar o bullying. As imagens podem proporcionar a realização de campanhas educativas e a identificação interna de riscos.
Segurança em escolas e creches: a importância da prevenção!
Já abordamos as questões relativas à segurança para a vigilância com câmeras em estabelecimentos de ensino. Entretanto, outro fator fundamental é a prevenção. Afinal, professores e funcionários são acompanhados durante todo o tempo. E isso é algo que garante segurança para a escola.
Muitas vezes os pais procuram a direção da escola em busca de informações sobre assédio ou maus tratos a seus filhos. Esse tipo de situação é mais comum nas escolas de educação infantil (creches).
Contar com o sistema CFTV é garantia de maior tranquilidade para todos. Tanto para os pais, que podem confiar na proteção oferecida a seus filhos, como para a instituição, já que o monitoramento coíbe atitudes que gerem risco para os estudantes.
Por outro lado, as imagens são utilizadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o comportamento da equipe de professores e funcionários. Caso os pais reclamem de algum caso de agressão, as imagens podem ser usadas para solucionar a questão. A vigilância se torna uma aliada para o estabelecimento de ensino, já que podem provar que nada aconteceu dentro do ambiente escolar.
Segurança em escolas e creches: os pais também podem ter acesso às informações
Existem outras opções que podem ser adicionadas a escolas para melhorar o sistema de segurança. Entre eles estão o controle biométrico ou mesmo a portaria virtual. Claro, um detalhe imprescindível é escolher a empresa que irá realizar esse monitoramento.
No caso das câmeras, vale ressaltar que elas precisam ser instaladas em espaços de comum acesso, como salas de aula, pátio, refeitório ou corredores. Locais privados, como banheiros, não podem ser filmados.
Um grande benefício é para instituições que lidam com bebês. Afinal, eles passam grande parte do dia longe dos pais. As imagens fornecem um tipo de relatório do comportamento das crianças, que permite o acompanhamento de sua evolução cognitiva e o desenvolvimento das atividades, com a supervisão do responsável pela escola.
Contate a Sectronic para instalar o CFTV na sua escola ou creche!
Se você tem interesse em instalar um sistema de CFTV na sua escola, mas precisa de mais informações, entre em contato com a Sectronic. Você só tem a ganhar, garantindo maior segurança e tranquilidade com nossas soluções tecnológicas.
A Sectronic oferece inovações em sistemas de segurança. Você tem todo o suporte para a instalação dos equipamentos, além de sistemas de controle de acesso, alarmes, controle de intrusão, automação predial e comercial, entre outros serviços.
Para pedir um orçamento ou tirar dúvidas, clique aqui.
Até a próxima!