Para impedir roubos na obra de construção civil, é preciso investir em medidas de segurança. Usar a tecnologia para vigiar e monitorar o ambiente inibe os roubos na obra, além de ajudar na identificação dos criminosos em caso de incidentes.
Quadrilhas especializadas em roubos na construção civil agem por todo o país. No Rio Grande de Sul, por exemplo, a Polícia Civil deflagrou uma grande operação que já identificou e prendeu suspeitos de terem praticado mais de dez roubos em obras.
Dados da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, indicam o crescimento de furtos e roubos em obras no estado. Em janeiro deste ano, o número de ocorrências deste tipo foi 7% maior que no mesmo período em 2022.
O índice de furtos e roubos em obras de construção civil levou também a uma ofensiva realizada pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE) com apoio da Polícia Militar do estado (PM-CE).
Operações em São Paulo e em Minas Gerais também levaram a prisões de suspeitos de furtos e roubos em canteiros de obras.
Se você trabalha com construção civil ou está realizando uma obra, fique atento. Neste artigo, vamos mostrar como impedir roubos na obra. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, fale conosco, clique aqui e nos envie uma mensagem.
Principais tecnologias para impedir roubos na obra
Para inibir os roubos na obra é necessário adotar medidas de proteção específicas de acordo com a realidade de cada canteiro de construção.
A tecnologia cada vez mais avançada e acessível permite uma série de soluções que ajudam no combate aos roubos na obra de diversas maneiras.
As medidas de segurança mais utilizadas para impedir os roubos na obra são:
– Instalar lâmpadas inteligentes, que simulam presença;
– Implantar barreiras de movimento, que emitem sinais e disparam alarmes no caso de invasão;
– Colocar câmeras de monitoramento, que podem ser acessadas pelo celular e conectadas a uma central de vigilância;
– Acrescentar sensores de presença interligados a uma central de alarme que, além de disparar um sinal sonoro imediatamente, alerta a equipe de vigilância assim que acionado.
E todos estes dispositivos de segurança podem ser aproveitados após o término da obra, para garantir a segurança do imóvel e de seus moradores.
Os equipamentos também podem ser reutilizados em outros canteiros de obras, caso o investimento seja do profissional da construção civil responsável pela obra.
Como utilizar a iluminação inteligente
Uma boa maneira de afastar o risco de roubos na obra é utilizar a iluminação inteligente. Os criminosos buscam facilidade e, por isso, optam por invadir obras desprotegidas.
Geralmente, os criminosos optam por furtar os canteiros de obras quando não há ninguém no local. Se perceberem que luzes estão sendo ligadas, deduzirão que há alguém na obra, o que, a maior parte das vezes, os faz desistir da invasão.
As lâmpadas e interruptores inteligentes possibilitam programar horários para ligar as luzes. Também é possível acionar os dispositivos pelo smartphone, simulando, assim, a presença de pessoas no local.
Barreiras de movimento no combate dos roubos na obra
A barreira de movimento funciona por meio de dois sensores paralelos que formam raios infravermelhos. Se alguém passar pelo local, os raios são interrompidos, provocando o acionamento de um alarme e disparando uma notificação para a central.
As barreiras de movimento são invisíveis a olho nu. É a opção mais recomendada quando não se pode fazer alterações estruturais no terreno.
As vantagens de sistema de monitoramento em obras
A presença das câmeras, por si só, já reduz consideravelmente a possibilidade de roubos na obra. Os dispositivos de segurança desencorajam a ação de assaltantes.
O sistema de monitoramento é a medida de segurança mais evitada pelos criminosos. Pois, além de poder estar conectada a uma central de vigilância que age imediatamente em caso de invasão, se o sistema gravar as imagens, os criminosos serão facilmente identificados pelas autoridades.
Mas o sistema de monitoramento traz muitas outras vantagens ao canteiro de obras de uma construção civil. As câmeras permitem acompanhar a obra à distância, controlar o material usado, observar se os trabalhadores estão fazendo o uso correto dos equipamentos de proteção e muito mais.
Há diversos tipos de câmeras, com diferentes funcionalidades, qualidade de imagem e até inteligência artificial. A escolha de qual utilizar depende do tamanho da obra, do número de funcionários, da localidade, dentre outras características.
Central de alarmes contra os roubos na obra
Os sensores de presença com sistema de alarme aumentam ainda mais a proteção contra roubos na obra. Isso porque a rede de sensores de movimento permite identificar a presença de intrusos no local.
Ao detectar a presença de invasores, a rede emite um sinal sonoro que já espanta os criminosos, ao mesmo tempo em que envia uma notificação tanto por aplicativo quanto por SMS.
A identificação imediata da presença de invasores permite uma pronta resposta, possibilitando acionar rapidamente a polícia.
A Sectronic ajuda em todas as etapas da sua segurança!
Conte com a experiência da Sectronic para adotar medidas de segurança e afastar todos os riscos de roubos na sua obra.
A Sectronic é uma empresa especializada em soluções tecnológicas. Para esclarecer dúvidas ou solicitar um orçamento, clique aqui e mande uma mensagem.
Trabalhamos com controle de acesso, sistema CFTV, sistema de alarme contra incêndio, automação predial e industrial, elétrica predial, industrial e residencial, informática, automatização de portões e sistema de alarme de segurança eletrônica.
Até a próxima!