Sectronic Sistemas

Cartão de memória para CFTV: como escolher o melhor para suas câmeras?

Cartão de memória para CFTV: como escolher o melhor para suas câmeras?

A utilização de cartão de memória para CFTV é uma das maneiras de se armazenar as imagens capturadas pelas câmeras no Circuito Fechado de TV.

As câmeras de CFTV IP (digitais)possuem entradas para os cartões de memória. Após a gravação, os dados de imagens podem ser enviados a outros aparelhos de armazenamento por cabo ou via wireless (depende do modelo da câmera).

A maior vantagem do armazenamento das imagens no cartão de memória é que o registro é gravado mesmo sem conexão com a internet. Portanto, ainda que ocorra uma queda na conexão, é possível resgatar o conteúdo salvo no cartão instalado na câmera.

A opção pelo cartão de memória também não exige custo de manutenção. Só é necessário investir na compra do cartão. Não há necessidade pagar pelo armazenamento mensal, como ocorre quando se utiliza a nuvem. A desvantagem é que será necessário um cartão de memória para cada câmera.

As câmeras são os produtos mais vendidos do setor de segurança pública e privada e já representam mais da metade das vendas, 66%. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE). O estudo apontou que mais de 815 mil imóveis contam com sistemas eletrônicos de segurança no país.

Neste artigo, vamos apresentar as opções de cartões de memória que melhor atendem às suas necessidades de armazenamento.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, fale conosco, clique aqui e nos envie uma mensagem.

Quer instalar um Circuito Fechado de TV ou atualizar o seu? Clique aqui e peça um orçamento.

cartão de memória para CFTV

Cartão de memória para CFTV: características principais

Os cartões de memória utilizados nas câmeras de CFTV IP são do mesmo tipo dos usados câmeras fotográficas. Podendo ser SD, SDHC e SDXC. As siglas significam, respectivamente, Secure Digital, Secure Digital High Capacity e Secure Digital Extended Capacity. A capacidade de armazenamento de cada um deles é:

– SD (até 2GB).

– SDHC (4GB a 32GB).

– SDXC (32GB a 2TB).

A velocidade com a qual os dados são armazenados no cartão também deve ser observada. Para gravar um vídeo em alta resolução, com uma alta taxa de quadros por segundo, por exemplo, é necessário um cartão rápido.

O avanço tecnológico impulsiona o aperfeiçoamento do cartão de memória para CFTV. Já há cartões que oferecem, além de velocidade de leitura e gravação rápidas, grande capacidade de armazenamento e resistência a impactos e temperaturas extremas.

armazenar imagens de câmeras de segurança

A escolha de capacidade de armazenamento

Para escolher a capacidade do cartão é necessário considerar se a gravação será contínua ou apenas após a detecção de movimento.

O uso contínuo requer um cartão de alta capacidade. Já se a opção for pelo registro em caso de movimento, a capacidade pode ser um pouco menor.

Um cartão SD com 32GB pode gravar 800 minutos de vídeo. O de 16GB, consegue registrar metade, 400 minutos; o de 8GB grava 200 minutos; o de 4GB, 100 minutos; e o de 2GB, 50 minutos.

Já o cartão HD de 32GB, consegue registrar 480 minutos de imagens; o HD de 16 GB, 240 minutos; o HD de 8GB, 120; o de 4GB, uma hora, e o de 2GB, meia.

Na escolha, considere também a resolução da câmera. Vídeos de alta resolução (1080p ou 4k) exigem mais espaço de armazenamento.

armazenar imagens de câmeras de segurança

Cartão de memória para CFTV: velocidade            

Os requisitos de velocidade do cartão de memória para CFTV variam de acordo com os modelos das câmeras de segurança. Portanto, além de seguir estas dicas, é recomendável consultar o manual de utilização do seu equipamento.

Mas o básico é: quanto maior a velocidade, melhor. Se o objetivo é gravar em alta resolução, com uma alta taxa de quadros por segundo, é necessário um cartão rápido.

A velocidade proporcionada pelo cartão é indicada por classes que variam de C2, C4, C6 ou C10, ou 16X, 32X, 48X ou 100X.

De modo geral, câmeras com resoluções superiores a 1080p, como 2K e 4K, necessitam de um cartão Classe 10 / UHS 1 / V10 ou superior.

Como dissemos, a classificação de velocidade de um cartão de memória é baseada na velocidade de gravação. Portanto, é necessário verificar a velocidade pela qual o cartão grava dados em sua memória.

A maior parte das câmeras de segurança permite cartões microSD. Os mais modernos oferecem maior armazenamento, permitindo gravações mais longas.

Ao filmar Full HD ou UHD 4K opte por cartões com velocidades mínimas de gravação de 70MB/s e que tenham suporte para classe de velocidade de vídeo UHS-I (V30).

armazenar imagens de câmeras de segurança

Durabilidade do produto!

Câmeras que gravam continuamente exigem um cartão de memória que resista a um uso de 24/7. O local onde a câmera está instalada também deve ser considerado na escolha do cartão de memória. Câmeras externas, expostas ao tempo, precisam de cartões de memória resistentes, indicados para temperaturas extremas, ambientes úmidos e fortes ventos.

As câmeras de segurança podem ser estáticas, giratórias, visíveis, ocultas, internas ou externas. Seja como for, é o cartão de memória que irá nos permitir ver o que a câmera registrou. Portanto escolha bem qual irá utilizar.

Conte com nossa expertise para implantar soluções eficientes e eficazes seja na sua casa, condomínio, indústria ou empresa. A Sectronic é especialista em CFTV. Para esclarecer dúvidas ou solicitar um orçamento, clique aqui e mande uma mensagem.

A Sectronic é uma empresa focada em soluções inovadoras e tecnológicas. Trabalhamos com controle de acesso, sistema CFTV, sistema de alarme contra incêndio, automação predial e industrial, elétrica predial, industrial e residencial, informática, automatização de portões e sistema de alarme de segurança eletrônica.

Até a próxima!