Uma casa conectada é aquela que pode ser controlada à distância por aplicativo no smartphone, tablet ou por meio de assistentes de voz. Alguns exemplos de comandos são abrir ou fechar portões ou portas; acender ou apagar luzes; monitorar ambientes; ligar, desligar ou regular o ar-condicionado; abrir as cortinas; programar eletrodomésticos, como a cafeteira ou máquina de lavar roupas… e muito mais! Há uma infinidade de facilidades que podem ser programadas.
Antigamente conhecida como casa do futuro, a casa conectada já é uma realidade em muitos lares brasileiros. De acordo com uma reportagem publicada no site Pequenas Empresas & Grandes Negócios, cerca de 14% das 68,9 milhões de residências que usam internet no Brasil, contam com algum dispositivo inteligente.
Os recursos propiciados pela casa conectada garantem mais conforto, praticidade e segurança aos usuários, além de economia de energia. Este último é apontado como o principal benefício por pessoas que já compraram dispositivos inteligentes, com 17,3% do total de respostas, em um estudo realizado pela LG.
A casa conectada também confere mais autonomia a pessoas com deficiências ou mobilidade limitada. Pois permite controlar as luzes, os termostatos e outros equipamentos com um assistente de voz, em vez de precisar alcançar interruptores e botões.
Neste artigo, vamos apresentar as vantagens de morar em uma casa conectada. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, fale conosco. Clique aqui e nos envie uma mensagem.
Casa conectada: quais são os principais benefícios?
Já pensou em como seria bom não precisar abandonar o preparo do jantar para ir atender a porta? Ou ter como acionar o preparo da refeição ao sair do escritório, para encontrar tudo pronto quando chegar em casa? Estas são algumas das vantagens de uma casa conectada.
Ao integrar seus equipamentos inteligentes ao seu assistente de voz ou aplicativo para casa conectada, é possível realizar as seguintes funções:
– Ligar a televisão;
– Tocar uma música;
– Acionar o ar-condicionado;
– Acender as luzes;
– Ligar a cafeteira;
– Destravar as portas;
– Abrir as cortinas;
– Acionar a máquina de lavar roupas;
– Monitorar sua casa pela tela do seu celular;
– Passar recados para quem está no local, caso conte também com um alto-falante.
E muito mais, a depender dos eletrônicos inteligentes que você tiver na casa. Vale lembrar que todos estes comandos podem ser dados de fora da casa, de onde você estiver. Para isso, basta estar conectado à internet.
Casa conectada e inteligente! Sua vida com mais autonomia!
Uma casa conectada se torna inteligente quando os dispositivos são programados para funcionarem por conta própria, independentemente do comando do morador.
Neste caso, quando a casa é automatizada, funciona “sozinha” e passa a ser classificada como casa inteligente. É o que acontece quando você programa os equipamentos de acordo com sua rotina. Por exemplo, você pode programar seus equipamentos da seguinte maneira:
– Cortinas abrem às 06h, ao mesmo tempo que sua música favorita começa a tocar;
– 6h30 a cafeteira começa a funcionar e a televisão é ligada no seu canal de notícias preferido;
– 18h as luzes acendem e as cortina fecham;
– 19h o ar-condicionado é ligado para você encontrar a casa fresca quando chegar;
– 22h começa a tocar música relaxante.
E por aí vai. Quem faz a programação é o morador.
Ao se libertar destas pequenas tarefas rotineiras, é possível dedicar seu tempo ao que realmente importa: apreciar a família, estudar, ou apenas relaxar, aumentando assim a sua qualidade de vida.
Como colocar toda essa tecnologia na sua residência?
Ao deixar sua casa conectada, você passa a ter o controle da sua residência, literalmente, na palma da mão, já que pode integrar os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos ao celular. Mas, se preferir, pode controlar tudo apenas ao falar. Para isto, basta integrar os dispositivos a um assistente de voz.
Na casa conectada, também é possível integrar sistemas de segurança, como câmeras de vigilância e sensores de movimento. Desta forma, você pode monitorar sua casa pelo seu smartphone, além de receber alertas em caso de situações suspeitas.
Para ter uma casa conectada, você precisará de dispositivos e sistemas compatíveis com esta tecnologia e de um sistema central de controle para gerenciar esses aparelhos.
O sistema de controle para casa conectada é um software que permite que você controle e gerencie os dispositivos inteligentes da residência com um único aplicativo ou assistente de voz.
Há cada vez mais tipos de equipamentos que podem ser conectados a esta tecnologia: luzes, ar-condicionado, fechaduras de portas, televisão, máquina de lavar roupas, câmeras de segurança, alto-falantes, cafeteiras, geladeiras, entre outros.
Escolhidos os equipamentos, basta instalá-los. Alguns só precisam ser conectados a uma tomada elétrica, outros exigirão a ajuda de uma profissional para a instalação.
Após a instalação, para conectá-los ao sistema central de controle, é preciso seguir as instruções do fabricante do sistema que você escolheu.
Sectronic: as melhores soluções para o seu lar inteligente!
Na Sectronic, você encontra as melhores soluções para deixar sua casa conectada. Podemos automatizar toda a sua residência, transformando-a em uma casa inteligente.
Como a Sectronic é uma empresa focada em soluções inovadoras, você terá acesso ao que há de mais moderno e efetivo no mercado. Tanto para facilitar sua vida, quanto para garantir a sua segurança.
Trabalhamos com controle de acesso, sistema CFTV, sistema de alarme contra incêndio, automação predial e industrial, elétrica predial, industrial e residencial, informática, automatização de portões e sistema de alarme de segurança eletrônica.
Somos especialistas em soluções tecnológicas. Para esclarecer dúvidas ou solicitar um orçamento, clique aqui e mande uma mensagem.
Até a próxima!