Problemas com alarme não podem ser ignorados. Ainda que o seu equipamento venha disparando com frequência e você tenha praticamente certeza que não é nada, não ignore.
Algumas falhas operacionais fazem o alarme disparar frequentemente ou até mesmo parar de funcionar. Isso é perigoso, já que o alarme é um equipamento que visa alertar sobre alguma emergência. Quando o falso disparo é rotineiro, a tendência é desligar o sistema de alarme sem verificar o que aconteceu. Esta atitude não é recomendada.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica (ABESE), ter um alarme monitorado reduz em até 94% as chances de um imóvel ser invadido.
A questão é que o mesmo levantamento aponta que 95% das vezes em que o alarme dispara, não é por conta de questões de segurança.
Grande parte dos disparos falsos é causada pelos próprios clientes, por descuido. Mas existem diversos motivos que podem ocasionar falsos disparos, como problemas no sistema, instalação ou posicionamento errados, sujeira ou falha na regulagem dos sensores, portas que não fecham direito, entre outros.
Neste artigo, vamos explorar o que pode ocasionar os falsos disparos do seu alarme e apresentar soluções para corrigir o problema. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, fale conosco: clique aqui e nos envie uma mensagem.
Problemas com alarme: possíveis causas
O disparo do alarme é ocasionado pelo sensor que detecta um contato, calor ou um movimento no ambiente. Ao ser acionado, o sistema emite um sinal sonoro que dura em média 3 minutos, podendo voltar a disparar se a razão da ocorrência persistir.
Uma das causas mais comuns do disparo de alarme falso é a circulação de pessoas autorizadas no ambiente, depois do sistema ser ativado. O cliente também pode acionar o alarme sem a intenção ao entrar no imóvel por um local diferente do usual, quando não configura adequadamente o tempo de entrada e saída e até por esquecer a senha do alarme.
Animais também são agentes causadores do disparo de alarme falso. Quando o causador é o bichinho de estimação, basta investir em sensores infravermelhos com a função PET. O problema é um pouco mais difícil de ser solucionado quando há invasão de animais de rua ou infestações.
Vegetação próxima ao sistema de alarme também pode provocar os falsos disparos, já que galhos e folhas talvez influenciem no funcionamento do dispositivo.
O disparo falso também pode ser provocado por correntes de ar com temperaturas diferentes da temperatura do ambiente protegido. Quanto mais sensível o sensor, maior a probabilidade de ele ser acionado.
Outra grande causadora de disparos falsos é a chuva. Se você não encontra o motivo do alarme estar disparando, confira se há goteiras no imóvel, pois elas podem ser as responsáveis pelos falsos disparos.
Algumas causas que provocam problemas com alarmes são bem inusitadas, como objetos soltos que se mexem dentro do imóvel (robôs varredores, por exemplo), quando sensores de impacto detectam vibração como, por exemplo, de um caminhão passando. Porém, a causa que costuma dar mais trabalho para correção é a “visita” de animais, como quando um gato pula o muro do imóvel. Neste caso, o ideal é acionar um técnico para avaliar a regulagem do sensor.
Como as causas de falsos disparos são diversas, é bom fazer um checklist para se certificar do que pode estar provocando os disparos. Se não conseguir identificar a causa, chame um profissional, ele irá conferir se há algum erro, sujeira ou avaria e corrigirá os problemas com alarme.
Situações especiais exigem sensores especiais
Quem tem bichinhos de estimação precisa investir em sensores de pets. Com estes dispositivos, caso seu animalzinho se aproxime do alarme, a sirene não será acionada.
Também é fundamental investir em sensores apropriados para o ambiente. Os sensores infravermelhos são recomendados para locais com características específicas – principalmente ambientes internos – e podem funcionar mal se suas orientações de uso não forem seguidas.
Há opções de sensores passivos para áreas semiabertas e abertas. Com o equipamento apropriado, é mais difícil ocorrem disparos falsos.
Problemas com alarme: como corrigir
O problema pode estar na sensibilidade do aparelho. Os sensores infravermelhos vêm com opção de regulagem. Caso os falsos disparos tenham começado logo após a instalação do sensor ou depois de uma manutenção, talvez esteja ocorrendo um erro de regulagem. Neste caso, verifique se, no manual do produto, há a explicação de como realizar o ajuste de sensibilidade, que pode variar de sensor para sensor, ou chame o técnico para corrigir o problema.
Caso o disparo venha sendo provocado por infestação de animais, é preciso dedetizar o local o quanto antes. Além de disparar o alarme, alguns animais, principalmente os roedores, danificam os equipamentos.
Árvores que ficam próximas a sensores infravermelhos ativos devem estar sempre podadas para que seus galhos não atravessem o sinal da barreira.
Para evitar o acionamento provocado por correntes de ar, cheque se portas e janelas estão bem fechadas antes de ligar os alarmes.
Chame a Sectronic Sistemas
Conte com expertise da Sectronic para proteção da sua propriedade com a instalação de um eficaz sistema de alarme. A Sectronic é especialista soluções tecnológicas. Para esclarecer dúvidas ou solicitar um orçamento, clique aqui e mande uma mensagem.
Trabalhamos com controle de acesso, sistema CFTV, sistema de alarme contra incêndio, automação predial e industrial, elétrica predial, industrial e residencial, informática, automatização de portões e sistema de alarme de segurança eletrônica.
Até a próxima!