O monitoramento residencial já é uma realidade em muitos lares brasileiros. E, se depender da vontade dos moradores, este índice está para aumentar.
De acordo com um levantamento da imobiliária digital Quinto Andar com o instituto de pesquisas Datafolha, tanto o número de pessoas que já possuem o sistema de segurança, quanto o de pessoas que gostariam de instalar as câmeras são maiores em São Paulo do que em outras regiões metropolitanas avaliadas.
O estudo, publicado pelo portal de notícias G1, aponta que a porcentagem de moradores de apartamentos que possuem sistema de câmeras de segurança na Grande São Paulo é de 77%. A média nacional é de 50%. E a porcentagem de moradores que não possuem o sistema de segurança, mas gostariam de ter chega a 81%.
No artigo de hoje, vamos mostrar a vantagens de realizar o monitoramento residencial por meio do seu celular. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, fale conosco. Clique aqui e nos envie uma mensagem.
Benefícios do monitoramento residencial pelo celular
São muitas as vantagens de contar com um sistema de monitoramento residencial que permita observar o que acontece na sua casa, em tempo real. Confira:
1) SEGURANÇA PATRIMONIAL: o monitoramento inibe a ação de assaltantes. Caso a invasão aconteça, o sistema permite uma rápida resposta e as imagens ajudarão a identificar os suspeitos.
2) DESCONTO NO SEGURO RESIDENCIAL: Como sua casa fica mais protegida, as seguradoras tendem a conceder bons descontos para residências com monitoramento.
3) Mais tranquilidade para quem convive com pessoas que necessitam de uma atenção maior, como crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais. Você pode deixar as câmeras estrategicamente posicionadas para verificar se o supervisionado está enfrentando alguma dificuldade.
4) Conferir como está seu pet enquanto você está fora. É comum se preocupar com o bichinho de estimação e querer saber como ele está enquanto estamos distantes. Mas, às vezes, esta preocupação pode prejudicar nossos compromissos externos. Com as câmeras, é possível descobrir se o pet está bem ou aprontando. Aliás, há profissionais que utilizam as câmeras para analisar o comportamento dos animais e fazer alguns ajustes na educação dos mais arteiros, como exibido na reportagem da TV RECORD;
5) Registrar momentos inusitados, como o do jardineiro flagrado abraçando o cachorro da casa em que estava trabalhando, ou da gatinha que furtava brinquedos, ou de um guaxinim brincando;
6) Descobrir e comprovar situações criminosas, como comportamentos abusivos. Cerca de 80% dos casos de violência infantil acontecem no ambiente familiar, conforme reportagem da TV CULTURA. E foi graças às imagens captadas pelo monitoramento residencial que os pais de uma menina de 4 anos descobriram que ela era abusada por um amigo da família, conforma reportagem do Estado de Minas.
Equipamentos necessários para monitorar sua casa pelo celular
Os equipamentos utilizados para monitorar sua casa pelo telefone celular variam de acordo com seus objetivos e do quanto pretende investir. É certo dizer que, com o avanço da tecnologia, os sistemas de monitoramento estão cada vez mais acessíveis.
Caso o único objetivo seja monitorar um certo ambiente da casa, basta instalar uma câmera inteligente conectada à internet e acompanhar as imagens por um aplicativo.
Para versões mais avançadas, é possível acrescentar dispositivos que permitam interação com o ambiente.
Um sistema de monitoramento residencial completo é composto por câmeras de segurança, sensores de intrusão, alarmes e fechaduras digitais.
O monitoramento residencial é feito pelo conjunto das câmeras com o uso de aplicativos para celulares ou tablets. O programa permite que você acompanhe as imagens captadas de onde você estiver, em tempo real. Você só precisa estar conectado à internet.
Além do monitoramento: interaja com sua casa à distância
A tecnologia permite ir muito além de apenas assistir o que acontece na sua casa. É possível controlar equipamentos e interagir com quem está na sua residência.
Algumas câmeras permitem que você ouça sons do ambiente monitorado e interaja por meio da voz, possibilitando conversar quem está na sua casa ou dar comandos aos seus pets, pelo aplicativo.
Você também pode acrescentar ao sistema de monitoramento residencial um dispositivo que permite liberar o acesso à sua casa à distância.
Com este equipamento, conhecido como vídeo porteiro, é possível visualizar quem está na porta da sua residência e liberar – ou não – o acesso remotamente.
Desta forma, você não precisa deixar a chave “escondida” debaixo do tapete ou fazer a visita ficar esperando do lado de fora caso você esteja atrasado, entre outras ocasiões.
O sistema de monitoramento residencial também permite ligar ou desligar as luzes remotamente, caso os dispositivos de iluminação sejam inteligentes. A medida pode ser utilizada para afastar suspeitos, já que acender a luz dá a impressão de que há alguém em casa.
Incorporar sensores de movimento ao sistema possibilita receber alertas sobre situações suspeitas. Para um sistema de segurança ainda mais completo e efetivo, integre alarmes às câmeras e sensores.
Sectronic: as melhores soluções em monitoramento residencial
A Sectronic é uma empresa focada em soluções inovadoras. Trabalhamos com controle de acesso, sistema CFTV, sistema de alarme contra incêndio, automação predial e industrial, elétrica predial, industrial e residencial, informática, automatização de portões e sistema de alarme de segurança eletrônica.
Somos especialistas em soluções tecnológicas. Para esclarecer dúvidas ou solicitar um orçamento, clique aqui e mande uma mensagem.
Até a próxima!