Sectronic Sistemas

Alarmes de segurança: monitorar, inibir e identificar invasores!

Alarmes de segurança: monitorar, inibir e identificar invasores!

Sua empresa ainda não conta com alarmes de segurança? Esse tipo de sistema eletrônico é fundamental tanto em prédios residenciais quanto corporativos porque possui a função de monitorar, inibir e identificar invasores. Em outras palavras, é uma ótima alternativa para impedir ações criminosas e proteger o seu patrimônio.

Não há como pensar em qualidade de vida e deixar de lado a segurança. Ainda mais em um país como o Brasil, que vem registrando uma alta nos números de violência. Entre 2014 e 2018, por exemplo, só o estado de São Paulo foi alvo de 12 mil ocorrências de furtos e roubos em casas e condomínios, conforme dados do Sistema de Informações Criminais (Infocrim).

Porém, quando o patrimônio possui algum tipo de monitoramento, as chances de uma invasão diminuem. Segundo a ABESE (Associação Brasileira de Sistemas Eletrônicos e Segurança), 94 a cada 100 tentativas de roubo em local monitorado acabam fracassando.

Recursos como cerca elétrica e sensor de invasão aparecem como soluções essenciais no Manual de Autoproteção do Cidadão, produzido pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Se ficou interessado e ainda não conta com alarme de segurança no seu prédio residencial ou comercial, então continue a leitura para saber mais. Caso precise entrar em contato conosco, é só voltar e clicar aqui.

Alarmes de segurança

Alarmes de segurança: o que são os sensores de intrusão?

Um dos melhores equipamentos para proteção contra invasão de residências e empresas é o sensor de intrusão. Esse equipamento faz parte de um sistema de alarme intrusão e tem como função principal disparar a sirene e demonstrar o local da invasão.

Precisamos explicar que existem vários tipos dessa tecnologia no mercado, sendo que cada uma foi desenvolvida para atuar em um contexto diferente. Então, antes de comprar qualquer sensor, é importante que entenda qual é melhor para a sua necessidade.

Vamos apresentar aqui quatro tipos:

1) SENSOR DE BARREIRA

Esse tipo vem em pares: um receptor e um transmissor. A função deles é formar uma barreira de proteção, emitindo feixes infravermelhos. Quando uma pessoa ultrapassa a linha invisível, o sensor reconhece.

É uma alternativa bastante utilizada em muros e cercas elétricas para proteger o perímetro, assim como locais de passagem.

2) SENSOR DE ABERTURA

O sensor de abertura foi elaborado para registrar o impacto resultante da abertura de portas e janelas, tendo como base a variação gerada no campo magnético.

Por isso, é uma opção que recomendamos para quem busca proteger o acesso de um prédio comercial, residencial, galpões, indústrias, shoppings e condomínios, sem precisar alterar a estrutura original.

instalando alarme

3) SENSOR DE MOVIMENTO

Ele possui duas tecnologias de detecção diferentes: por deslocamento de massa ou de calor.

Nesse caso, o dispositivo identifica a presença de um indivíduo por seu calor ou massa. Ele também é capaz de distinguir pessoas de animais, evitando que o alarme seja disparado sem uma necessidade real.

Cada dispositivo tem uma função diferente. Para ambientes externos, por exemplo, o recomendado é investir no sensor de barreira. Já em ambientes internos, o método de detecção pelo movimento seria o melhor.

4) SENSOR DE IMPACTO

O sensor de impacto e violação é uma ótima solução para monitorar o acesso de pessoas a um local, a abertura de portas e tremores que estão ocorrendo e precisam ser resolvidos.

Essa tecnologia aumenta a segurança de espaços específicos no seu prédio ou condomínio. Ao implementá-lo, é possível antecipar eventuais situações de risco e apresentar uma medida de prevenção.

O sensor pode ser instalado em portas e janelas, avisando quando estão sendo abertos ou fechados. Caso a porta de uma sala restrita fosse aberta quando não deveria, por exemplo, você fica sabendo.

Uma grande vantagem dessa tecnologia é conseguir reconhecer circunstâncias diferentes. Se a janela abrindo for sinal de invasão, um alarme será disparado. O cliente escolhe os comandos que deseja no sensor de impacto e violação.

central de monitoramento de alarme

Entenda como funciona a central de monitoramento de alarme

Olha, de nada adianta você espalhar sensores de intrusão pelo ambiente corporativo ou residencial se não tiver uma central de monitoramento de alarme. Afinal, como vai saber que o local está sendo invadido se não tem um equipamento disparando um sinal sonoro para chamar a atenção?

A central de monitoramento de alarme é um aparelho que fica responsável por fazer soar a sirene quando o sensor identifica uma intrusão e envia o sinal. O disparo sonoro só acontece quando os dois dispositivos são combinados.

Essa é uma solução excelente para deixar um ambiente mais seguro. Dependendo do modelo de central que escolher, poderá acompanhar a situação em tempo real, mesmo à distância.

O processo parece complexo, mas, na verdade, é bem simples. Que tal um exemplo para você entender melhor?

Se uma pessoa não autorizada passar entre os sensores, eles irão enviar uma mensagem silenciosa para a central avisando do ocorrido ou provocando o acionamento de sirene no local. As comunicações podem ser feitas por radiofrequência, telefone e internet.

O proprietário do imóvel e os profissionais de segurança também recebem o aviso, acionando a sirene e permitindo que alguma atitude seja tomada.

cerca elétrica

Alarmes de segurança: invista em cercas elétricas

Existe ainda um outro tipo de equipamento de proteção que você pode implantar no seu prédio comercial, industrial ou residencial: a cerca elétrica. Ela aumenta a segurança do local, dificultando a entrada de bandidos.

A cerca elétrica pode ser encontrada em vários tamanhos e modelos. Desde aqueles com pequena extensão até outros maiores. Como sempre, tudo vai depender da sua necessidade.

Ela funciona de maneira bem simples. O equipamento é composto por fios de aço que conduzem pulsos de alta tensão, os quais são gerados pelo eletrificador. A cada um segundo é emitido um choque.

Caso alguém tente pular um muro com cerca elétrica, irá receber um choque ao encostar nos fios. Quanto maior a energia gerada pelo eletrificador, maior a intensidade do choque.

O conjunto completo conta com a central de choque, a sirene, uma bateria de emergência, as hastes de sustentação, fios de aço, cabos, repuxos e aterramento.

Além disso, a cerca fica conectada a um sistema de alarme IP que pode ser monitorado em tempo real através de um aplicativo no seu celular ou tablet.

Se procura por uma opção de sistema de segurança que seja confiável, tenha baixo consumo de energia e baixo custo, a cerca elétrica é uma ótima escolha.

Ainda não tem equipamentos para evitar invasões no seu empreendimento?

Mude isso agora mesmo! Os alarmes de segurança são cada vez mais importantes para as empresas e condomínios.

Clique aqui e venha conversar conosco sobre alarmes de segurança.

A Sectronic é uma empresa que oferece soluções tecnológicas e inovadoras para edifícios comerciais, residenciais e públicos. Além de serviços na área de segurança e monitoramento, também trabalhamos com automação e elétrica predial, industrial, comercial, interfonia e porteiro eletrônico.

Aguardamos seu contato!