Aumentar a segurança na escola é uma preocupação crescente no Brasil. Principalmente por conta dos ataques violentos que vivenciamos nos últimos anos. E os números mostram que estas ocorrências estão cada vez mais frequentes.
Um em cada três ataques violentos registrados em escolas brasileiras aconteceu este ano, 2023, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
No total, desde o início do registro, em 2002, foram 23 ataques em escolas no Brasil. E agora vem a informação mais preocupante: nos primeiros 20 anos de acompanhamento, aconteceram 16 ataques; mas em 2023, entre janeiro e setembro, já acumulamos sete ocorrências, segundo o relatório da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
A alta é alarmante e assusta toda a sociedade, mas principalmente pais, estudantes, professores, funcionários e donos de escolas.
Neste artigo, vamos mostrar como o monitoramento inteligente pode aumentar a segurança na escola. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, fale conosco: clique aqui e nos envie uma mensagem.
Propostas para aumentar a segurança na escola
Atualmente está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1338/2023. O dispositivo, entre outras providências, pretende tornar obrigatória a instalação de câmeras de vídeo para monitoramento eletrônico das áreas externas e internas nas escolas e creches públicas e privadas em todo o país.
O objetivo da vigilância é inibir situações de vandalismo, assédio, uso de substâncias ilícitas, entre outros comportamentos nocivos, além claro de monitorar em tempo real o ambiente para agir preventivamente no caso de suspeita de ataque.
O tema vem sendo discutido também no Senado Federal. Quatro comissões permanentes do Senado – a de Assuntos Sociais (CAS), a de Constituição e Justiça (CCJ), a de Segurança Pública (CSP) e a de Direitos Humanos (CDH) – promoveram audiência pública conjunta sobre a insegurança nas escolas.
Muitos colégios particulares reforçaram as medidas de segurança impulsionados pela onda de ataques e pela cobrança dos pais de alunos. Entre as medidas mais adotadas estão o sistema de monitoramento inteligente e o controle de acesso.
O que é o monitoramento inteligente?
O monitoramento inteligente permite prevenir, combater e contornar ameaças e incidentes de segurança com mais assertividade e rapidez. Isso porque o sistema é capaz de detectar ou mesmo antecipar eventos específicos.
A grosso modo, pode-se dizer que o monitoramento eletrônico é a junção do sistema de monitoramento por câmeras e sensores com o uso da Inteligência Artificial (IA).
A Inteligência Artificial é capaz de examinar um grande volume de informações ao mesmo tempo, cruzando dados e projetando cenários de vulnerabilidade. Esta análise permite prever falhas e atuar preventivamente para evitá-las. A IoT (internet das coisas) possibilita transformar um dispositivo eletrônico em um dispositivo inteligente.
A integração dessas tecnologias possibilita o monitoramento inteligente. O sistema utiliza recursos, como alarmes, câmeras, sensores de movimento e controle de acesso, para garantir a segurança do ambiente monitorado.
O sistema conta também softwares que coletam, qualificam e interpretam os dados, possibilitando, assim, identificar vulnerabilidades e medir o nível de risco do local.
O monitoramento inteligente permite contar a quantidade de pessoas em um ambiente, assim como identificá-las pela análise de imagens, e ainda controlar o acesso a áreas restritas, entre outros recursos.
A automação dos processos também ajuda a reduzir o índice de erro humano e o tempo de resposta em possíveis ocorrências.
Soluções para aumentar a segurança na escola
A incorporação de um sistema de monitoramento inteligente é um excelente recurso para aumentar a segurança na escola. A medida inibe possíveis transgressões e, como dissemos, permite antever situações atípicas.
O sistema automatizado permite a emissão de alertas preventivos de maneira autônoma, sem necessidade de interação humana, em caso de identificação de comportamentos fora do padrão programado.
Alguns exemplos de atitudes que acionam o alerta do sistema são permanência prolongada em locais incomuns, invasão de áreas restritas, detecção de aglomerações ou animosidades.
Além do sistema de monitoramento inteligente, é necessário manter um plano de gestão de riscos do ambiente escolar e investir no treinamento da equipe.
Também vem sendo discutido o uso de um botão de pânico como opção para agilizar o atendimento em caso de ataques. Algumas escolas já adotaram a medida, que pode ser acionada por celular ou num formato físico mesmo, dentro da unidade de ensino.
O botão de pânico permite estabelecer comunicações imediatas com grupos específicos como unidades policiais e a central de monitoramento. A alternativa permite uma resposta mais rápida à situação.
O controle de acesso também é uma forma de aumentar a segurança na escola. É possível identificar cada aluno logo na entrada. A proteção pode ser ainda maior com o uso de detectores de metal.
Não espere virar lei! Invista em segurança escolar agora!
O sistema de monitoramento inteligente, além de ajudar a prevenir ataques violentos, permite identificar situações de bullying, atos de vandalismo, entrada de pessoas não autorizadas, além de otimizar o monitoramento dos corredores, pátios e demais áreas da escola.
Grande parte da rede privada de ensino já aderiu ao sistema de monitoramento inteligente. Investir em segurança demonstra preocupação e responsabilidade com os alunos. Conte com a experiência da Sectronic para instalar melhor o sistema de monitoramento inteligente na sua escola.
Para esclarecer dúvidas ou solicitar um orçamento, clique aqui e mande uma mensagem.
A Sectronic é uma empresa focada em soluções inovadoras. Trabalhamos com controle de acesso, sistema CFTV, sistema de alarme contra incêndio, automação predial e industrial, elétrica predial, industrial e residencial, informática, automatização de portões e sistema de alarme de segurança eletrônica.
Até a próxima!