Sectronic Sistemas

Monitoramento eletrônico: quais são as vantagens de ter uma central?

Monitoramento eletrônico: quais são as vantagens de ter uma central?

A central de monitoramento eletrônico permite contar com profissionais prontos para atender a um chamado e solucionar uma ocorrência de maneira precisa.

Isto porque a central de monitoramento eletrônico é formada por uma equipe de operadores responsáveis pelo acompanhamento do seu sistema de segurança.

Da central, estes profissionais conseguem minimizar alarmes falsos, solucionar sinistros onde algum sensor disparou e, claro, onde o botão de pânico foi acionado.

Além de investir em bons dispositivos de segurança, como câmeras e sensores com tecnologia IoT (internet das coisas), é fundamental que os profissionais que atuem na observação do monitoramento eletrônico sejam qualificados e treinados. Afinal, são eles os responsáveis pela resposta imediata em caso de necessidade.

Foram registrados 29.934 roubos a residências, em todo o país, em 2022, de acordo com o  Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Com o monitoramento eletrônico realizado 24 horas por dia, todos os dias, pela central, você e sua família estarão seguros. Os operadores avisarão no caso de qualquer situação adversa, assim como tomarão as medidas cabíveis em caso de invasão.

Neste artigo, vamos apresentar as vantagens de ter uma central de monitoramento eletrônico. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, fale conosco: clique aqui e nos envie uma mensagem.

monitoramento eletrônico

Como funciona a central de monitoramento eletrônico

A central de monitoramento eletrônico acompanha, além das imagens do circuito, os sensores do sistema de segurança. Ela pode ser própria – com equipamentos e profissionais da própria empresa – ou terceirizada.

Em ambos os casos, a central de monitoramento eletrônico deve ser estrategicamente posicionada para proteger os sinais, dados e informações do sistema de segurança.

O objetivo da central de monitoramento eletrônico é acompanhar operações, processos, ambientes e equipamentos. O monitoramento eletrônico registra tudo o que está acontecendo. Os operadores da central acompanham e entram em ação sempre que necessário.

O monitoramento constante – as centrais funcionam 24 horas por dia – permite aplicar soluções imediatas sempre que necessário.

Quando algum problema é detectado, os operadores da central acionam sistemas de segurança – como travamento de portas ou luzes de emergência – e avisam toda a equipe envolvida.

Há situações em que a atitude deve ser imediata. Isso ocorre quando a emergência é muito grande. Neste caso, os operadores avaliarão e tomarão a decisão de imediato, acionando diretamente a polícia ou o corpo de bombeiros, por exemplo.

O sistema de monitoramento também pode ser utilizado para alertar as pessoas presentes sobre possíveis perigos imediatos.

Boa parte das perdas em caso de acidentes, enchentes e incêndios ocorrem por atrasos na resposta. Com a central, é possível tanto prevenir danos quanto impedir que a situação piore ou mesmo saia do controle.

controle de acesso

 

Características do monitoramento eletrônico

O monitoramento eletrônico e a central são partes que integram o sistema de segurança seja da sua empresa ou da sua residência.

O monitoramento eletrônico permite acompanhar as atividades do ambiente vigiado e as condições do seu patrimônio 24 horas por dia.

Um monitoramento eletrônico eficaz envolve a instalação de câmeras de segurança, sensores, trancas eletrônicas, entre outros dispositivos, a depender das necessidades do local.

Os sensores são tão importantes quanto as câmeras, pois mesmo com o acompanhamento constante da central, fica inviável colocar um profissional para cada ponto de observação.

É impossível atentar para todos os pontos de cobertura ao mesmo tempo. Por isso, os sensores são fundamentais. Eles são acionados em caso de movimento ou alteração de temperatura, por exemplo.

Quando um sensor é acionado, é emitido um sinal para a central. Isto chamará a atenção do operador que poderá verificar se realmente há uma ocorrência em andamento, como uma tentativa de invasão ou um princípio de incêndio; ou se foi apenas um alarme falso.

O mais interessante é que esta constatação pode ser feita da própria central, sem precisar descolar uma equipe até o local.

A central de monitoramento eletrônico conecta todos os equipamentos de segurança a um mesmo ponto de observação. Possibilitando uma resposta rápida em caso de necessidade.

sistema de controle de acesso

A importância das câmeras

Um dos pontos mais importantes do sistema de segurança é a localização e qualidade das câmeras. É preciso considerar a área que precisa ser abrangida, deixar a câmera em uma posição que dificulte atitudes de vandalismo, sem prejudicar as imagens. E lembrar de sempre avisar que o ambiente está sendo filmado.

Cada tipo de câmera atende uma especificidade. Há câmeras próprias para ambientes externos, captação de imagens noturnas, câmeras com alta resolução que permitem registrar até atos que o olho humano não percebe.

Um especialista é capaz de apontar cada ponto que deve ser coberto para evitar pontos cegos. Além de mostrar quais são as áreas que mais necessitam de monitoramento e aquelas onde o monitoramento é proibido, como vestiários.

Conte com experiência da Sectronic para instalar o sistema de segurança da sua empresa ou residência. Para esclarecer dúvidas ou solicitar um orçamento, clique aqui e mande uma mensagem.

A Sectronic é uma empresa focada em soluções inovadoras e tecnológicas. Trabalhamos com controle de acesso, sistema CFTV, sistema de alarme contra incêndio, automação predial e industrial, elétrica predial, industrial e residencial, informática, automatização de portões e sistema de alarme de segurança eletrônica.

Até a próxima!