A opção pelo backup ou monitoramento na nuvem deve ser feita, principalmente, de acordo com a necessidade da empresa, número de câmeras que compõe o sistema de segurança e a qualidade dessas imagens.
Tanto o backup quanto o monitoramento na nuvem são essenciais para armazenar as imagens captadas pelas câmeras de segurança da sua empresa. Essas imagens são fundamentais para verificar comportamentos, otimizar a rotina de trabalho, ou até identificar suspeitos.
O número de assaltos a comércios na Grande São Paulo praticamente triplicou de um ano para o ouro. Um levantamento da TV Globo aponta que, de janeiro a 20 de maio do ano passado, foram dez assaltos. Neste ano, no mesmo período, foram registrados 29 roubos.
Contar com um circuito de segurança coíbe a ação dos infratores. E, em caso de assalto ou furto, ajuda a identificá-los.
Neste artigo, vamos apresentar qual a melhor opção para a sua empresa: backup ou monitoramento na nuvem. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, fale conosco! Clique aqui e nos envie uma mensagem.
Backup ou monitoramento na nuvem: principal função
O significado de backup é cópia de segurança. O backup ou monitoramento na nuvem desempenham esta função. Ambos podem ser usados para garantir o armazenamento das imagens que foram captadas pelo Sistema de Segurança.
Também é muito usual – e necessário – realizar o backup ou monitoramento na nuvem de dados de um dispositivo ou sistema. O objetivo é garantir que os dados estejam protegidos contra perda acidental, ataques cibernéticos, desastres naturais, entre outras ameaças.
A falta de backup apropriado pode levar a perda parcial ou total dos dados armazenados. Além de te deixar vulnerável numa situação de ransomware – um tipo de software malicioso que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual Bitcoin. Este ataque age codificando os dados do sistema operacional impossibilitando que o próprio usuário tenha acesso ao conteúdo.
O ransomware pode infectar seu sistema de várias maneiras, como anexos de e-mail maliciosos, downloads de arquivos infectados, exploração de vulnerabilidades de softwares, anúncios ou links suspeitos na internet, entre outros.
Adotar medidas de segurança cibernética, como manter o sistema operacional e os softwares atualizados, utilizar antivírus e fazer backup ou monitoramento na nuvem regularmente dos dados importantes afasta a possibilidade de infecções por ransonware.
Existem diferentes tipos de backup ou monitoramento na nuvem. A escolha do melhor backup ou monitoramento na nuvem para sua empresa deve considerar fatores como tamanho da empresa, volume de dados, riscos potenciais, além, claro, de suas necessidades.
Para garantir a segurança do armazenamento dos dados, é imprescindível realizar o backup ou monitoramento na nuvem regularmente. Além de testar se os dados estão mesmo sendo armazenados da forma correta.
Como funciona o monitoramento na nuvem
O termo nuvem remete a ideia de algo abstrato, como se os dados ficassem pairando por um espaço na internet que não pode ser tocado. Mas não é assim que funciona. Nuvem é um conjunto de servidores remotos que estão constantemente conectados à internet.
O serviço de nuvem é oferecido por grandes empresas de tecnologia como Microsoft, Google e Apple. Os servidores remotos utilizados para o armazenamento na nuvem ficam em superestruturas destas gigantes.
O monitoramento na nuvem pode ser constante, uma vez que estes servidores ficam disponíveis 24 horas por dia, todos os dias.
Para empresas, essa tecnologia apresenta muitos benefícios. Um deles é a economia de recursos e também de espaço. Manter estruturas para a realização do backup físico gera um valor elevado por conta da aquisição e manutenção dos equipamentos.
Como dissemos, com o monitoramento na nuvem, o acesso, o processamento, o gerenciamento e o armazenamento do vídeo são realizados nos servidores remotos conectados constantemente à internet. Ainda assim, o acesso às imagens é individualizado e absolutamente seguro.
Uma das principais características do monitoramento na nuvem é que ele possibilita o acesso remoto, ou seja, as imagens podem ser acessadas por qualquer dispositivo como smartphones ou tablets.
O monitoramento em nuvem é considerado mais seguro. Os dados ficam guardados em servidores apoiados por uma grande infraestrutura e em diversos locais diferentes, o que reduz o risco de roubo de imagens, perda do conteúdo armazenado por desastres naturais como enchentes ou incêndios, ou mesmo roubo do dispositivo utilizado para os backups.
Backup: principais características
Existem diferentes tipos de backup. Os principais são o backup completo, backup incremental, backup diferencial e o backup espelhado.
O backup completo é uma cópia de todos os dados da empresa, não só das imagens do circuito de segurança. Esse tipo de backup é útil para empresas que têm uma quantidade relativamente pequena de dados e tempo suficiente para realizá-lo.
O backup incremental salva os dados que foram alterados desde o último backup. Ele é mais rápido e consome menos espaço em disco que o completo.
O backup diferencial copia os dados que foram alterados desde o último backup completo. Ele é mais rápido que o completo e mais confiável que o incremental.
O backup espelhado salva uma cópia, em tempo real, dos dados de um sistema principal em um segundo sistema. Ele permite que os dados sejam restaurados em tempo real. Por isso, é recomendado para empresas que precisam de recuperação rápida de dados.
Backup ou monitoramento na nuvem: instalação
Agora que você conhece as características dos dois sistemas: backup físico e na nuvem, conte com expertise da Sectronic para definir qual o sistema de cópia de segurança melhor lhe atende.
Para esclarecer dúvidas ou solicitar um orçamento, clique aqui e mande uma mensagem.
A Sectronic é uma empresa focada em soluções inovadoras e tecnológicas. Trabalhamos com controle de acesso, sistema CFTV, sistema de alarme contra incêndio, automação predial e industrial, elétrica predial, industrial e residencial, informática, automatização de portões e sistema de alarme de segurança eletrônica.
Até a próxima!