Realizar uma manutenção em equipamentos de segurança é mais do que uma indicação. Trata-se de uma obrigação. O funcionamento precisa ser perfeito, para garantir a proteção do imóvel, condomínio, clínica, hospital ou indústria. Uma falha em qualquer dos dispositivos instalados pode resultar em muitos problemas.
Vamos pegar o exemplo de um carro. Você prepara tudo para as férias. Arruma as malas, pega os cartões de crédito e o dinheiro, junta a família e vai para a estrada.
De repente, começa aquele “cof-cof” no motor. Você constata que o sinal de problemas com a bateria está ligado. Mas segue em frente. Até que o carro enguiça. E você tem uma despesa extra não programada, perde tempo com o conserto que não precisaria ser feito se tivesse providenciado a manutenção antes da viagem.
Você já imaginou se um alarme, um sensor ou mesmo uma câmera aparece com um problema que é de simples resolução, mas impede o desempenho correto? Isso pode resultar em riscos e vulnerabilidades para a ação de criminosos.
Muitas empresas aproveitaram as restrições causadas pela pandemia da Covid-19 para realizar essa manutenção nos aparelhos que garantem a proteção do patrimônio. Isso deve ser feito por uma equipe técnica especializada, capaz de verificar os principais itens que necessitam de revisão ou mesmo substituição. Tudo para que o desempenho dos equipamentos esteja sempre nas mais perfeitas condições.
Qual é o momento certo para procurar assistência para verificar o estado dos dispositivos? E como esse procedimento é feito? As respostas você vai encontrar neste artigo, com orientações fundamentais para que a performance do seu sistema de segurança fique sempre no topo.
Em caso de dúvidas ou se quiser entrar em contato com a nossa equipe, não tem problema! É só clicar aqui e nos enviar uma mensagem.
Manutenção em equipamentos de segurança: quando realizar?
Toda vez que tratamos sobre monitoramento, controle de acessou ou sistemas de vigilância levamos em consideração a avaliação das pessoas e empresas que contratam esse tipo de serviço. Embora existam poucas estatísticas sobre essa utilização, é notório que a procura é intensa. Prova disso é que o setor de segurança privada teve um crescimento de 14% em 2021. As informações são da pesquisa “Panorama do Mercado”, realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese).
Um estudo interessante sobre o tema foi realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Isso porque os pesquisadores entrevistaram… os bandidos! Foram ouvidas cerca de 400 pessoas detidas por assaltos. E o que eles revelaram? Bem, mais de 80% dos assaltantes disseram que tentam verificar se o alvo tem sistemas de monitoramento e alarmes. E somente 13% falaram que continuam com o plano de furto ou roubo mesmo se o local contar com um sistema de segurança para coibir ações de criminosos.
Você notou o quanto é importante ter todos esses equipamentos funcionando bem? Um desempenho eficiente inibe a ação de ladrões e garante maior tranquilidade a pessoas e empresas que precisam desse serviço.
Mas qual é o momento certo para realizar a manutenção? Vai depender de várias condições. Um dos primeiros passos é checar com a empresa responsável pelo suporte a vida útil dos aparelhos que compõem o sistema. O conjunto pode ter dispositivos com tempos diferentes de garantia. Outra medida fundamental é seguir as indicações do fabricante em relação a procedimentos como limpeza e instalação, atendendo às normas estabelecidas.
Quais são os tipos de manutenção para equipamentos de segurança?
A boa conservação de toda a aparelhagem que forma o sistema de segurança é fundamental. Da mesma forma que você faz um check-up completo para verificar se a sua saúde está bem, precisa avaliar regularmente os dispositivos que garantem a proteção do seu ambiente.
Essa manutenção auxilia também a evitar acidentes e os perigos causados por problemas de funcionamento. Além de indicar a necessidade de substituição de peças ou a realização de reparos.
Existem dois tipos de manutenções. A preventiva tem como característica principal a periodicidade. De tempos em tempos (a cada mês, dois meses, três meses, seis meses ou anualmente) a equipe técnica faz uma análise da condição do sistema e indica o que precisa ser feito para que o desempenho atinja o nível máximo.
A manutenção corretiva precisa ser realizada quando o problema já foi constatado, como uma peça defeituosa, um item que parou de funcionar. Esse tipo de assistência precisa ser realizada com urgência, já que todo o sistema de monitoramento é afetado e fica vulnerável durante esse período. Isso geralmente acontece quando algum dos equipamentos está próximo do final de sua vida útil.
Cuidado na hora de contratar a equipe
A primeira coisa que precisamos reforçar é que não é qualquer pessoa que pode realizar a manutenção de equipamentos de segurança. O principal motivo para isso é que as correções dependem do tipo de dispositivo.
Por exemplo: em alguns casos isso pode envolver a higienização interna com produtos específicos, calibrações, lubrificações ou ajustes que exijam testes sobre as funcionalidades do mecanismo de funcionamento. Em outras circunstâncias, é necessário trocar as peças ou mesmo substituir todo o sistema.
O serviço de manutenção exige conhecimento técnico. Por conta disso, esse trabalho deve ser executado por profissionais capacitados, com treinamento adequado para o manuseio dos dispositivos.
Investir em segurança é um assunto muito sério e relevante na vida de uma família ou de uma empresa. Você não pode ficar sob a ameaça de perder o sono por colocar em risco a proteção do seu patrimônio. Contar com um sistema que esteja em perfeitas condições é crucial para manter a realização de suas atividades com toda a tranquilidade.
Com a Sectronic você tem garantia e qualidade na manutenção de equipamentos de segurança!
O bom desempenho dos equipamentos de segurança significa maior bem-estar e a certeza de que o seu investimento no sistema está valendo a pena. Para isso, você deve contar com uma empresa que tenha experiência no atendimento e suporte, com uma equipe especializada e atualizada sobre os procedimentos que precisam ser feitos.
Se você precisa de ajuda, converse conosco e aproveite para fazer um orçamento clicando aqui.
A Sectronic é uma empresa focada em soluções inovadoras e tecnológicas. Contamos com toda a estrutura para você contar com um sistema de segurança adequado ao que você deseja. Trabalhamos com CFTV, controle de acesso, alarmes e automação predial e elétrica.
Temos todos os recursos indispensáveis para o monitoramento de riscos para seu prédio comercial, residencial ou condomínio.
Até a próxima!