Sectronic Sistemas

Detector de gás smart: como o sistema funciona?

Detector de gás smart: como o sistema funciona?

O detector de gás é um dispositivo que tem muita importância na prevenção de acidentes, principalmente em ambientes fechados. Isso se deve a dois fatores principais. O primeiro é que os gases se diluem facilmente no ar, aumentando a dificuldade de detecção. O segundo ponto é que eles não são perceptíveis aos olhos e muitos não têm cheiro. Um vazamento pode significar um perigo enorme, até com risco de explosões.

Esses aparelhos podem ser instalados tanto para uso residencial como comercial e industrial – como é o caso da mineração, onde a concentração de gases pode conter elementos tóxicos ou muito inflamáveis.

Por conta disso, monitorar a presença dessas substâncias e informar eventuais vazamentos se torna uma ferramenta importante na prevenção, além de proteger os trabalhadores envolvidos ou mesmo o patrimônio. Afinal, uma explosão poderia causar um prejuízo material enorme.

De acordo com informações do Datasus, portal do Ministério da Saúde que reúne dados sobre mortalidade, 322 brasileiros perderam a vida no período entre 2008 e 2017 vítimas de intoxicação acidental por gases e vapores. As vítimas inalaram substâncias altamente tóxicas, como óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e dióxido de enxofre.

Situações envolvendo acidentes com gás não são incomuns. Em outubro de 2022, um grande vazamento de gás atingiu a cidade de Pontal (SP), causando ao menos uma morte e levando pelo menos 70 pessoas ao hospital. Segundo os relatos das vítimas, durante a noite um vapor com cheiro estranho invadiu as casas, provocando sintomas como falta de ar, mal estar e dor no peito. O laudo apresentado pela USP (Universidade de São Paulo) apontou a presença de heptano na análise, mas não conseguiu indicar se foi mesmo essa substância que causou reações na população.

No caso dos detectores smart, a tecnologia é uma grande aliada para aumentar a segurança dos ambientes. Isso porque o sensor dispara uma notificação que vai até o smartphone mediante um aplicativo, proporcionando a informação sobre o vazamento com agilidade.

Neste artigo, você vai conhecer mais detalhes sobre os tipos mais comuns de detectores, como funciona o sistema smart e como realizar a instalação no ambiente que você precisa. Caso você tenha alguma dúvida e queira mais informações, venha conversar conosco clicando aqui.

detector de gás

Detector de gás: como funciona e quais os principais tipos?

Agora você vai conhecer um pouco mais sobre as funções de um detector de gás. Esse equipamento analisa a concentração de substâncias em um determinado ambiente. Os dispositivos podem apresentar vários tipos de sensores, conforme o tipo de gases que precisam identificar.

Por exemplo, em locais com concentração de gases tóxicos, como indústrias químicas ou farmacêuticas, é necessário o uso de detectores com eletroquímicos ou de oxigênio. Já os aparelhos que detectam vazamentos de gás combustível geralmente contam com um sensor infravermelho.

Como você pode notar, existem vários tipos de detectores de gases. Embora alguns equipamentos possam constatar a presença de até sete tipos diferentes de vapores em um ambiente, a maioria dos dispositivos identifica um tipo de gás. Esse aparelho pode ser fixo ou móvel.

O modelo fixo tem cobertura em uma área específica. Ele é indicado em locais onde há risco de ocorrer vazamentos. Já o tipo móvel é mais versátil e é indicado em casos de monitoramento pessoal, já que pode verificar a concentração de gases onde um profissional habilitado desejar.

O que é o detector de gás smart?

Agora que você já sabe como funcionam e as finalidades dos detectores de gás, vamos saber mais detalhes sobre o modelo smart.

Esse dispositivo é uma evolução tecnológica em relação aos aparelhos tradicionais, que funcionam com o acionamento de uma válvula solenoide e travam para evitar um incêndio ou explosão. Já o smart alerta os usuários de forma direta pelo sistema digital, com apoio de um aparelho celular e de um aplicativo, evitando situações que podem envolver intoxicação e até causar mortes.

A conexão é a chave principal do funcionamento desse sistema. Quando interligado a um hub de automação, o detector smart emite um alerta sonoro e encaminha uma notificação para o smartphone do usuário, via aplicativo, indicando a presença de um vazamento de gás.

A grande vantagem é que isso proporciona agilidade ao morador para tomar providências e evitar acidentes ou algum tipo de prejuízo patrimonial. Outro benefício é a capacidade de alcance maior em relação aos equipamentos convencionais. E você ainda pode habilitar o smartphone de outras pessoas da casa para aumentar a segurança. Isso vai permitir que elas também recebam notificações e possam até ajudar moradores que tenham maior dificuldade com o sistema digital.

sistema para vazamento de gás

Detector de gás: como deve ser feita a instalação do dispositivo smart?

Existem alguns critérios que precisam ser adotados para a instalação correta de um detector de gás smart. E isso está diretamente relacionado com o tipo de gás que é utilizado na residência.

No caso de botijões ou gás liquefeito de petróleo (GLP), o ideal é instalar o sensor no espaço que varia de 30 centímetros a um metro do chão. O dispositivo precisa ficar a cerca de três metros do aparelho ao qual o sistema de gás está conectado, seja fogão ou aquecedor.

Já em situações em que a detecção seja sobre a presença de gás natural ou encanado, acontece o contrário. O aparelho deve ficar no alto, em uma distância entre 30 centímetros a um metro abaixo do teto. O sensor pode ser parafusado ou ser fixado com fita dupla face.

Outro fator importante é deixar o sensor em um local sem obstáculos ou barreiras que possam dificultar a detecção. O padrão é que o dispositivo fique a pelo menos 1,5 metro de distância entre as paredes. Essa situação ajuda a evitar problemas na utilização de gás em atividades rotineiras. Uma distância menor em relação a um fogão, por exemplo, poderia gerar um alarme falso.

Em relação à configuração do detector smart, isso é bem simples. Você precisa apenas ligar o aparelho na tomada e realizar a conexão com a internet. Para gerenciar o sistema, é necessário baixar um aplicativo para o celular, ativando as notificações em caso de vazamentos.

O modelo mais recomendado é o Detector de Gás Smart IDG 620, da Intelbrás. Com uma vida útil de cinco anos, o aparelho é preciso, eficiente e tem um alcance de sinal em área livre de até 100m.

Vale reforçar que para aproveitar todos os benefícios do gerenciamento remoto e receber as notificações pelo aplicativo, é necessário sincronizar com o hub de automação smart ICA 1001, que deve ser adquirido separadamente do seu detector.

sistema para vazamento de gás

Maior segurança e funcionalidade no ambiente!

O detector de gás smart é considerado uma proteção completa e inteligente para proporcionar mais proteção em um ambiente. Ele é um recurso tecnológico importante, principalmente em locais onde moram pessoas idosas ou com deficiência.

Se você ainda não tem esse sistema na sua casa ou condomínio, não deixe para depois! Venha saber mais detalhes sobre como são os serviços da Sectronic clicando aqui. E se precisa de ajuda ou suporte para instalar um detector de gás, clique aqui para conversar conosco!

A Sectronic conta com soluções para garantir a segurança de seu negócio, além de atender a hospitais, shoppings, indústrias e condomínios. Também oferecemos serviços na parte de automação predial, elétrica, alarmes contra incêndio, sistemas de controle de acesso e muito mais!

Se você quer maior proteção e a garantia de um serviço com qualidade e confiança, entre em contato conosco pelo WhatsApp: (11) 91314-8014.

Até breve!