Investir em automação é investir em qualidade de vida e, principalmente, em inclusão. A automação permite que o ambiente se autogerencie. As luzes do local, por exemplo, podem ser programadas para apagarem com o cair da claridade, ou em um determinado horário.
O sistema de automação também pode atender a comandos, seja por voz ou via aplicativo do celular ou computador. Desta maneira é possível, do local em que se estiver, acionar o comando para alterar a temperatura do ar-condicionado, abrir a porta, entre outros.
Estes são alguns dos recursos que demonstram como investir em automação proporciona independência a pessoas com dificuldade de mobilidade. Afinal, a necessidade de deslocamento é consideravelmente reduzida, uma vez que os comandos podem ser dados pelo próprio celular.
No Brasil, mais de 18 milhões de pessoas com mais de 2 anos possuem alguma deficiência. O número corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária, de acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Neste artigo, vamos te mostrar como investir em automação reflete diretamente na inclusão de pessoas com necessidades especiais. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, fale conosco. Clique aqui e nos envie uma mensagem.
Investir em automação: quais são os principais motivos para essa decisão?
São muitos os motivos para se investir em automação. Vamos elencar os principais. A primeira vantagem percebida ao seu automatizar um ambiente é o conforto. A qualidade de vida aumenta consideravelmente quando o local se adequa às suas preferências.
Ao investir em automação, a temperatura do ambiente pode ser ajustada de acordo com o número de pessoas, ou com a hora do dia. Sua música preferida pode ser programada para tocar assim que você chegar em casa… Essas comodidades proporcionam maior tranquilidade. Viver fica mais confortável e gostoso.
O outro benefício que é percebido objetivamente é a redução no consumo de água e energia. Como o sistema programa os dispositivos elétricos e hidráulicos, há uma otimização dos recursos. Sem contar que não há como esquecer a luz acesa ou a torneira aberta.
A automação também pode integrar os sistemas de segurança, como câmeras e sensores, inclusive de incêndio. Investir em automação neste caso pode salvar vidas.
Quando o sistema de incêndio é interligado à central de automação, o foco é combatido imediatamente. Os sensores avisam do perigo à central, que, ao mesmo tempo, emite um alerta para as pessoas deixarem o local, e aciona os sprinklers, que jorram água extinguindo assim as chamas.
E, claro, como ressaltamos, investir em automação é assegurar a inclusão de pessoas com deficiência. A automação permite maior independência às pessoas com dificuldade de locomoção e também às com deficiência visual.
Principais benefícios da automação para PcD
Encontrar as chaves para abrir as portas, regular o ar-condicionado e ligar aparelhos eletrodomésticos podem ser obstáculos para uma pessoa com deficiência. E são tarefas fáceis de realizar quando o ambiente é automatizado.
Investir em automação também pode significar investir em segurança. A pessoa com deficiência visual, por exemplo, pode não saber se quem está em frente a porta é realmente quem diz ser ou mesmo se a pessoa está sozinha. Mas uma câmera com reconhecimento facial pode fazer esta checagem.
É preciso assegurar o direito total e igual às pessoas com deficiência. A Lei de Acessibilidade Brasileira, exige a acessibilidade para as pessoas com deficiência em todos os estabelecimentos, sejam eles espaços públicos ou empresas privadas, ambientes físicos ou digitais.
A legislação é vasta, grande parte da normatização está prevista na Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. O código estabelece direitos e garantias às pessoas com deficiência.
Assegurar a autonomia das pessoas com deficiência e quebrar barreiras que elas encontram no dia a dia é um dever de todos. E investir em automação é um passo importante na jornada da inclusão.
Com os avanços tecnológicos, cada vez mais soluções automatizadas têm sido desenvolvidas. Estes recursos auxiliam e empoderam pessoas que com deficiência ou mobilidade reduzida.
Investir em automação proporciona cada vez mais independência, autonomia e, consequentemente, inclusão. A automação possibilita adequar o ambiente às necessidades específicas de cada pessoa.
Passo a passo para começar a investir em automação
Investir em automação está cada vez mais acessível, o que torna os avanços tecnológicos mais inclusivos e democráticos.
Agora que você já sabe a maior parte das vantagens de investir em automação, confira como o sistema funciona. A automação geralmente é controlada por um computador central.
Esta central é responsável por gerenciar e coordenar os vários subsistemas dá casa ou edifício. Uma rede de sensores e controladores conecta os subsistemas à central.
Tudo deve estar conectado à Internet. É preciso optar pelo sistema de cabeamento ou Wi-Fi. Também é necessário definir quais sistemas serão integrados, como iluminação, segurança, vídeo, áudio, persianas, controle de temperatura, entre outros.
Automação é com a Sectronic!
Para investir em automação e ter os melhores recursos do mercado com excelente custo-benefício, fale com os consultores da Sectronic.
Elaboramos o projeto de automação mais adequado para sua casa, empresa ou condomínio.
A Sectronic é uma empresa focada em soluções inovadoras. Trabalhamos com controle de acesso, sistema CFTV, sistema de alarme contra incêndio, automação predial e industrial, elétrica predial, industrial e residencial, informática, automatização de portões e sistema de alarme de segurança eletrônica.
Somos especialistas em soluções tecnológicas. Para esclarecer dúvidas ou solicitar um orçamento, clique aqui e mande uma mensagem.
Até a próxima!