Os sensores de vazamento de gás são grandes aliados na prevenção de incidentes que podem levar à morte. Os dispositivos identificam gases que, na maioria das vezes, são difíceis de detectar.
Os gases não têm um volume exato e podem se espalhar facilmente no ar. Muitos são altamente tóxicos, invisíveis e inodoros, o que representa um grande perigo em caso de vazamento.
Contar com sensores de vazamento de gás para monitorar a incidência dessas substâncias é fundamental para evitar tragédias, como a que matou o bilionário José Bezerra de Menezes e a esposa dele, Luciana Bezerra. O casal foi encontrado já sem vida, em uma mansão no Guarujá, no litoral de São Paulo. De acordo com reportagem veiculada na época, as mortes teriam sido causadas por um vazamento de gás.
No Rio Grande do Norte, os sensores de vazamento de gás de uma empresa detectaram o escape de gás amônia. A substância é corrosiva para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. O local foi evacuado e dezenas de funcionários foram socorridos, conforme divulgado pelo portal G-1.
No artigo de hoje, vamos abordar a importância de contar com sensores de vazamento de gás em casa e no local de trabalho. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, fale conosco: clique aqui e nos envie uma mensagem.
A importância de sensores de vazamento de gás em empresas
Os sensores de vazamento de gás são utilizados para identificar e analisar a concentração de determinados tipos de gases no ambiente.
Há diversos tipos de dispositivos, de acordo com as especificidades de cada gás que devem identificar.
Para a detecção de gases tóxicos como Dióxido de Carbono, Dióxido de Enxofre e Amônia, por exemplo, o dispositivo utiliza sensores eletroquímicos, catalíticos de oxigênio, entre outros.
Em indústrias químicas, farmacêuticas e petroquímicas essas substâncias são muito usadas. Mas um frigorífico também pode ser surpreendido com o vazamento. Foi o que ocorreu na Bahia. Conforme noticiado, dez funcionários foram hospitalizados após um vazamento de amônia ser detectado pelo sistema da empresa.
Detectores de gás combustível utilizam sensor infravermelho, principalmente os catalíticos, para identificar vazamentos.
O detector de gases metano, butano e propano minimiza o risco de uma possível explosão. Quando o sensor detecta a presença de um gás no ambiente que ameace atingir o Limite Inferior de Explosividade (LIE), ele emite um sinal de alerta.
O sensor pode ser interligado a uma central. Nesse caso, se o volume continuar aumentando, o detector dispara uma sirene que chega até a central.
Para identificar corretamente o tipo de detector adequado para cada ambiente, é preciso realizar uma minuciosa análise na empresa.
Sensor fixo ou móvel?
O mercado conta com uma grande variedade de sensores de vazamento de gás. Os modelos fixos, que atuam cobrindo uma determinada área, são indicados para ambientes onde ocorre algum tipo de atividade que pode envolver risco de vazamento de gás.
Já os sensores de vazamento de gás móveis são indicados para o monitoramento pontual. Ele pode ser pendurado na roupa do operador e monitorar a concentração de gás de uma área específica, por exemplo.
Estes sensores de vazamento de gás portáteis – os móveis – são muito usados na indústria de mineração, pois possibilitam fazer a análise acompanhando o deslocamento do operador.
Sensores de vazamento de gás salvam vidas
Alguns tipos de gases, como o monóxido de carbono, além de serem inodoros e invisíveis, quando inalados podem levar à inconsciência. Ou seja, sem um sensor adequado será muito difícil a pessoa conseguir escapar com vida do local em caso de vazamento.
Existem dispositivos capazes de identificar mais de um tipo de gás e outros específicos para uma substância apenas. Vale lembrar que alguns gases, além de tóxicos, são explosivos, aumentando ainda mais o potencial de letalidade.
Sensores mais apropriados para o uso doméstico
Mesmo em casa estamos sujeitos a uma grande variedade de gases tóxicos. São inúmeras as notícias de mortes por inalação de gases, como a que lembramos no início do texto.
Os sensores de vazamento de gás contribuem para a segurança dos moradores e para a prevenção de acidentes. Os sensores trabalham com os limites de inflamabilidade.
Para ocorrer uma explosão, por exemplo, é necessária uma certa quantidade de gás combustível no ambiente. Esse limite varia de um gás para outro.
O detector indica a quantia de gás combustível presente no local. Possibilitando, assim, verificar se está dentro do parâmetro aceitável.
Como abordamos, os sensores de vazamento de gás podem ser usados para detectar diversos tipos de gases, como monóxido de carbono, butano, metano, propano, gás de carvão, gás natural, entre outros.
No uso residencial, é recomendado utilizar ao menos detectores de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) ou de gás natural (GN), assim como o de monóxido de carbono.
A calibragem e a qualidade do aparelho são de extrema importância, pois o dispositivo precisa funcionar perfeitamente para cumprir sua função.
A Sectronic tem todos os dispositivos para a sua segurança!
Conte com a experiência da Sectronic para implantar os sensores de vazamento de gás mais adequados para sua casa ou empresa.
Para esclarecer dúvidas ou solicitar um orçamento, clique aqui e mande uma mensagem.
A Sectronic é uma empresa focada em soluções inovadoras. Trabalhamos com controle de acesso, sistema CFTV, sistema de alarme contra incêndio, automação predial e industrial, elétrica predial, industrial e residencial, informática, automatização de portões e sistema de alarme de segurança eletrônica.
Até a próxima!