Manter um efetivo controle de acesso nas empresas é determinante para a segurança do ambiente e de todos os presentes.
Um controle ineficaz facilita a entrada de pessoas não autorizadas, podendo levar a furtos, depredação do patrimônio entre outros incidentes.
Além disso, impede o acesso a áreas insalubres e perigosas do estabelecimento. Garantindo assim a proteção de quem circula pelo local.
As soluções de controle de acesso nas empresas também agilizam o fluxo de atendimento na recepção, liberando ou bloqueando a entrada de maneira automatizada.
O bom controle de acesso nas empresas ainda é uma garantia de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso porque possibilita que os dados de acesso e de visitantes sejam tratados com os cuidados exigidos.
A adequação à LGPD, que está em vigor desde 2020, aliás, ainda é um problema para muitas empresas. De acordo com uma reportagem divulgada pelo portal Terra, 80% das empresas ainda não concluíram seus projetos de adequação à nova lei.
No artigo de hoje, vamos esclarecer tudo sobre o assunto. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, fale conosco: clique aqui e nos envie uma mensagem.
Controle de acesso nas empresas: como implantar?
Implantar um bom sistema de controle de acesso nas empresas pode ser desafiador para quem não tem conhecimento técnico e nem experiência.
O primeiro passo para obter sucesso na implantação do controle de acesso nas empresas é pensar de maneira abrangente, pois, para melhor resultado, os equipamentos precisam estar integrados em tempo real.
O sucesso do controle de acesso nas empresas também depende do estabelecimento – e cumprimento – de regras. Por exemplo: quais serão as áreas restritas a funcionários, as privativas a um determinado setor, como lidar com visitantes, formas de autenticação e assim por diante.
O controle de acesso nas empresas é realizado com o uso de dispositivos ou métodos de identificação em pontos específicos. A escolha dos equipamentos e onde serão instalados deve considerar as necessidades da empresa.
Tipos de controle de acesso
O controle de acesso nas empresas é feito em quatro etapas: identificação, confirmação, liberação e registro. Os modelos mais eficazes de controle de acesso nas empresas são:
– Controle de acesso com software de gerenciamento na nuvem: o software permite controlar o acesso ao ambiente, configurar regras de entrada, além de monitorar a passagem pelos ambientes internos. O programa também funciona como um gerenciador de dados remotos, integrando diversos dispositivos.
– Controle de acesso com QR CODE: permite a entrada da pessoa sem que seja necessário qualquer contato físico com o equipamento.
– Controle de Acesso com Biometria: possibilita autenticar a identidade da pessoa.
– Controle de Acesso Facial: além de evitar a necessidade de contato físico, alguns modelos permitem aferir a temperatura e emitir um alerta caso esteja fora do parâmetro ideal.
– Controle de Acesso por catraca eletrônica: só consegue fazer a catraca girar e, consequentemente, entrar na empresa, quem estiver previamente autorizado.
– Controle de Acesso por porta eletrônica: permite gerenciar o fluxo de pessoas que está entrando e saindo de um ambiente específico.
– Controle de Acesso por fechadura digital: libera o acesso através de uma senha, biometria ou cartão de aproximação.
Como escolher o mais adequado para a sua empresa?
As soluções de controle de acesso nas empresas são projetadas para atender as necessidades específicas de cada estabelecimento.
Um projeto adequado proporciona mais segurança, confiabilidade e previsibilidade para a rotina de gestores e colaboradores.
Empresas pequenas – como salões de beleza, consultórios, escritórios de advocacia, mercearias, entre outros – podem optar por fechaduras digitais ou eletrônicas.
O controle de acesso nas empresas de porte médio pode ser feito por controladores de acesso na entrada principal, gerenciando o fluxo de pessoas e registrando de forma automática horários de entrada e saída.
Organizações maiores, com mais departamentos, precisam instalar também dispositivos em ambientes internos, para ter maior controle sobre a circulação dentro do estabelecimento.
Em alguns casos, é preciso implantar o controle de acesso nas empresas em áreas restritas, permitindo a entrada somente de colaboradores específicos. Esta é uma maneira de proteger sistemas, arquivos e outros tipos de dados estratégicos.
Benefícios do controle de acesso nas empresas
Além de identificar quem entra e sai do estabelecimento e aumentar a segurança no local, o controle de acesso nas empresas é um sistema que ajuda a entender como o ambiente está sendo usado, rastreando por onde as pessoas passam, salas e corredores mais acessados etc.
As credenciais de acesso podem ser personalizadas, restringido inclusive horário e dia da semana. Para terceirizados ou visitantes, a liberação pode ser concedida temporariamente e apenas a áreas específicas da empresa.
Como os sistemas de controle de acesso nas empresas registram todas as atividades, é possível levantar informações relevantes se houver algum incidente. Por exemplo, em caso de furto verificar quem acessou a área naquele período específico.
Os registros também podem ser usados para rastrear a presença dos funcionários, inclusive os horários de entrada e saída.
Soluções integradas a outros dispositivos de segurança, como o sistema de câmeras de segurança ou as centrais de alarme, conferem ainda mais proteção e tranquilidade aos usuários.
Chame a Sectronic para te ajudar em todas as etapas de segurança!
Conte com a experiência da Sectronic para implantar o controle de acesso mais adequado a sua empresa.
Para esclarecer dúvidas ou solicitar um orçamento, clique aqui e mande uma mensagem.
A Sectronic é uma empresa focada em soluções inovadoras. Trabalhamos com controle de acesso, sistema CFTV, sistema de alarme contra incêndio, automação predial e industrial, elétrica predial, industrial e residencial, informática, automatização de portões e sistema de alarme de segurança eletrônica.
Até a próxima!